terça-feira, 17 de outubro de 2023

CT Nº 330 - MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE


Alex Barros, piloto do mundial de velocidade.
O Campeonato Mundial de Motovelocidade (oficialmente: FIM Road Racing World Championship Grand Prix), mais conhecido pelo nome de sua categoria principal MotoGP, é a categoria máxima do Motociclismo e o mais antigo Campeonato do Mundo de desportos motorizados – o primeiro ano de competição teve lugar em 1949. O evento, também conhecido como Campeonato Mundial de Velocidade, é regido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e é dividido em três categorias: MotoGP, Moto2 e Moto3. As motocicletas são construídas exclusivamente para esta competição, não para comercialização junto do público; isso é diferente de outros campeonatos que utilizam motos de série, como a Superbike.
Antecedentes
A primeira vez que entrou em jogo o título mundial de moto foi em 1905, quando Alessandro Anzani tornou-se o primeiro campeão mundial da modalidade em 19 de julho do mesmo ano. Em uma corrida realizada no Velódromo de Zurenborg em Antuérpia (Bélgica), Anzani fez valer seu motor Alcyon Buchet de 1/3 litros para vencer a final após a queda do belga Olieslagers (Minerva), e terminando à frente do francês André Pernette (Kingfisher).
Era dos Grandes Prêmios
O primeiro mundial GP foi organizado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) em 1949, e seu potencial econômico óbvio não passou despercebido desde então. Os direitos comerciais do campeonato atualmente pertencem a Dorna Sports.
Tradicionalmente são disputadas várias corridas em cada Grande Prêmio, de acordo com os diferentes tipos de motocicletas e com base na cilindrada do motor. Houve categorias de 50cc, 80cc, 125cc, 250cc, 350cc, 500cc e 750cc e para sidecars categorias de 350cc e 500cc. Durante os anos 1950 e na maioria de 1960, motores de quatro tempos dominaram em todas as categorias. Na década de 1960, os motores de dois tempos começaram a se estabelecer nas categorias menores. Na década de 1970, os de dois tempos ofuscaram completamente os motores de quatro tempos.
Em 1979, a Honda tentou voltar a utilizar os motores de quatro tempos na categoria principal (500cc) com a Honda NR500, mas este projeto falhou, e em 1983, a Honda estava ganhando com uma dos tempos de 500cc. A categoria de mais cilindrada (750cc) apareceu em 1977 e foi descontinuada em 1979, com uma durção de apenas três anos. A categoria de 50 cc foi substituída pela de 80cc, finalmente esta categoria foi descontinuada nos anos de 1990, ddepois de ter sido dominado por marcas (Bultaco, Derbi) e pilotos (Nieto, Aspar) espanhóis. A categoria de 350 cc foi descontinuada nos anos de 1980. Os sidecars foram cortados dos Grandes Prêmios nos anos 1990, quando o campeonato foi reduzido as categorias de 125cc, 250cc e 500cc.
Em 2002, a MotoGP substitui a categoria de 500cc, permitindo o uso de motocicletas de 990cc 4-tempos e 500cc 2-tempos. Em 2007, a MotoGP se restringe a motos de 800cc, e em 2012, aumenta para 1000cc. Em 2010, a Moto2 passa a ser a categoria intermediária, com motores 4-tempos de 600cc; e em 2012, a Moto3 substitui a categoria de 125cc, com motores 4-tempos de 250cc.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Marcador: Eventos

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