terça-feira, 17 de outubro de 2023
CT Nº 330 - MUNDIAL DE MOTOVELOCIDADE
Alex Barros, piloto do mundial de velocidade.
O Campeonato Mundial de Motovelocidade (oficialmente: FIM Road Racing World Championship Grand Prix), mais conhecido pelo nome de sua categoria principal MotoGP, é a categoria máxima do Motociclismo e o mais antigo Campeonato do Mundo de desportos motorizados – o primeiro ano de competição teve lugar em 1949. O evento, também conhecido como Campeonato Mundial de Velocidade, é regido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e é dividido em três categorias: MotoGP, Moto2 e Moto3. As motocicletas são construídas exclusivamente para esta competição, não para comercialização junto do público; isso é diferente de outros campeonatos que utilizam motos de série, como a Superbike.
Antecedentes
A primeira vez que entrou em jogo o título mundial de moto foi em 1905, quando Alessandro Anzani tornou-se o primeiro campeão mundial da modalidade em 19 de julho do mesmo ano. Em uma corrida realizada no Velódromo de Zurenborg em Antuérpia (Bélgica), Anzani fez valer seu motor Alcyon Buchet de 1/3 litros para vencer a final após a queda do belga Olieslagers (Minerva), e terminando à frente do francês André Pernette (Kingfisher).
Era dos Grandes Prêmios
O primeiro mundial GP foi organizado pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) em 1949, e seu potencial econômico óbvio não passou despercebido desde então. Os direitos comerciais do campeonato atualmente pertencem a Dorna Sports.
Tradicionalmente são disputadas várias corridas em cada Grande Prêmio, de acordo com os diferentes tipos de motocicletas e com base na cilindrada do motor. Houve categorias de 50cc, 80cc, 125cc, 250cc, 350cc, 500cc e 750cc e para sidecars categorias de 350cc e 500cc. Durante os anos 1950 e na maioria de 1960, motores de quatro tempos dominaram em todas as categorias. Na década de 1960, os motores de dois tempos começaram a se estabelecer nas categorias menores. Na década de 1970, os de dois tempos ofuscaram completamente os motores de quatro tempos.
Em 1979, a Honda tentou voltar a utilizar os motores de quatro tempos na categoria principal (500cc) com a Honda NR500, mas este projeto falhou, e em 1983, a Honda estava ganhando com uma dos tempos de 500cc. A categoria de mais cilindrada (750cc) apareceu em 1977 e foi descontinuada em 1979, com uma durção de apenas três anos. A categoria de 50 cc foi substituída pela de 80cc, finalmente esta categoria foi descontinuada nos anos de 1990, ddepois de ter sido dominado por marcas (Bultaco, Derbi) e pilotos (Nieto, Aspar) espanhóis. A categoria de 350 cc foi descontinuada nos anos de 1980. Os sidecars foram cortados dos Grandes Prêmios nos anos 1990, quando o campeonato foi reduzido as categorias de 125cc, 250cc e 500cc.
Em 2002, a MotoGP substitui a categoria de 500cc, permitindo o uso de motocicletas de 990cc 4-tempos e 500cc 2-tempos. Em 2007, a MotoGP se restringe a motos de 800cc, e em 2012, aumenta para 1000cc. Em 2010, a Moto2 passa a ser a categoria intermediária, com motores 4-tempos de 600cc; e em 2012, a Moto3 substitui a categoria de 125cc, com motores 4-tempos de 250cc.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Marcador: Eventos
CT Nº 329 - SOMALIS BRASILEIRA – CABEÇA PRETA
Raça exótica, oriunda da Somália, da Etiópia e do Quênia.
Animais de porte médio, deslanados, mochos, cabeça e pescoço negro: anca e cauda são constituídas por um reservatório de gordura.
Foto: Henrique Martins
Série: Ovinos no Ceará
Marcador: Animais
CT Nº 327 - MUSEUS CASTRO MAYA – PRAÇA XV DE NOVEMBRO
Pintura em óleo da Praça XV de Novembro, de Heitor dos Prazeres (1902-1966).
Série: Museus
Marcador: Obra de Arte
CT Nº 326 - PAPOULA
A papoula é uma planta é da família Papaveraceae e a espécie mais conhecida e mais cultivada é a Papaver somniferum L., também conhecida como papoula dormideira, que é usada para obter o ópio. A flor desta planta pode ser branca, rosa, arroxeada ou vermelha.
Fotógrafo: Reginaldo de Castro
Marcador: Flores
CT Nº 325 - TATUPEBA
Animal mamífero que tem como características principais o fato de ser onívoro e cavar imensas galerias, onde passa a maior parte do dia e cria seus filhos.
Foto: Maurício Albano
Marcador: Animais
CT Nº 324 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Com o intuíto de preservar a Mata Atlântica, várias entidades da região do ABC desenvolvem atividades de Educação Ambiental, que objetivam,principalmente, mudar posturas. A Fundação Santo André é pioneira na capacitação de agentes multiplicadores da Educação Ambiental e tem desenvolvido vários projetos relacionados a esse ecossistema, visando a disseminação dos princípios desse novo processo educativo de entendimento do ambiente.
Série: Mata Atlântida
Marcador: Natureza
segunda-feira, 16 de outubro de 2023
CT Nº 323 - TELEDESPERTADOR – HORA PROGRAMADA
Voce pode acessar este serviço automaticamente ou com o auxílio da telefonista. Ligando 102, você confere qual o sistema utilizado em sua região.
Marcador: Eventos
CT Nº 322 - SESSÃO DE ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS NO CEARÁ
O cromo retrata o Livro de Prata da Assinatura do ato de abolição, um quadro do Dragão do Mar e a proa do barco Laura Escuna II, além de alguma mobília. Acervo do Museu do Ceará.
Série: Museu do Ceará.
Marcador: Eventos
CT Nº 321 - QUASE DOIS MIL ANOS SE PASSARAM
“As pessoas me perguntam por que pinto imagens tão opostas, como Cristo, Mendigos e Prostitutas. É porque eles, como eu mesmo, são semelhantes em algo: Todos pertencem a Via-Crucis”
Alesander Robim, filho de irlandes, nascido em New Brunswik/EUA no dis 25 de janeiro de 1924, naturalizou-se brasileiro em 1965.
Marcador: Obra de Arte
Assinar:
Postagens (Atom)