terça-feira, 18 de julho de 2023
CT Nº 291 - SEDE DO JARDIM BOTÂNICO – NITERÓI-RJ
Horto Botânico de Niterói, conhecido também como Jardim Botânico de Niterói ou Horto do Fonseca fica situado na Alameda São Boaventura, no bairro do Fonseca e foi construído em 16 de maio de 1906, por decreto do então governador Nilo Peçanha. Com mais de cem anos de fundação, o Horto conta com diversas espécies de plantas e árvores como jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias e também com espécies raras como o pau-mulato. Até o ano de 2010 funcionava também um zoológico no local.[1]
As terras do atual Horto Botânico de Niterói faziam parte inicialmente da sesmaria concedida ao índio Araribóia datada em 1568. Posteriormente, passados aproximadamente cem anos, foram vendidas pelos jesuítas a particulares. Seu tamanho chegou a ser medido em 1891, alcançando uma área total de 387 mil metros quadrados. Tornou-se em 1905, patrimônio estadual por decisão judicial a partir da iniciativa do então Governador do Estado Nilo Peçanha.
Por decreto datado em 16 de maio de 1906, o Governador Nilo Peçanha estabeleceu a criação do Horto Botânico de Niterói a fim de cultivar e distribuir a fazendeiros e lavradores sementes e mudas de frutas, plantas têxteis e medicinais e ainda deu início a construção das grades, cercas laterais e administração do local. Sua inauguração ocorreu em 20 de outubro do mesmo ano, onde plantou-se o primeiro coqueiro da Bahia. Já neste momento eram plantados também nas encostas laranjas, abacate, cana e plantas para industria têxtil e alimentos de animais. Em 1912, foi iniciado no Horto Botânico de Niterói o cultivo de uvas, chegando-se a projetar um sofisticado pavilhão para exposições agrícolas.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Série: Interior Histórico
Marcador: Edificações, Natureza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário