quinta-feira, 15 de junho de 2023
CT Nº 287 - TELEBRÁS 25 ANOS
Há 50 anos, a Telebras tem se tornado essencial para a concretização de objetivos estratégicos para o Brasil na área de comunicação.
Criada em 9 de novembro de 1972, a empresa chegou com a missão de planejar, coordenar e integrar as atividades de telecomunicação. E, principalmente, promover a universalização de telefonia fixa no país. Um ano depois, integrou 27 operadoras de telefonia estaduais e a Embratel. Nascia ali o Sistema Telebras, empresa de economia mista vinculada ao Ministério das Comunicações.
Foram anos de muito trabalho, muita ousadia e dedicação. Foram evoluções, ano a ano, com muito suor e inteligência, que construíram a base de tudo o que faz parte da vida de gerações de pessoas.
A história da Telebras pode ser traduzida em uma palavra: pioneirismo. Os serviços de comunicação de dados tinham o videotexto e o cirandão como inovações para consulta de bancos de dados econômicos, contas bancárias, turismo, notícias de jornais e lazer. O telefone fixo passou a ser um autêntico membro das famílias brasileiras.
Os orelhões, com suas fichas e, depois, cartões, emolduram ruas e praças do Brasil até hoje. A telefonia celular, a partir de 1990, se tornou um inseparável companheiro dos brasileiros. Os satélites levaram a televisão para todo o país. O desenvolvimento das fibras óticas revolucionou a qualidade e a velocidade da comunicação, e substituiu parte do sistema de rádio para transmissão de longa distância.
É difícil imaginar que na década de 1970 foi criado um sistema que cobria praticamente todo o território brasileiro com uma enorme rede de comunicações, e que integrou com o DDD de todos os municípios brasileiros.
Em 1976, a Telebras criou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, o CPqD. Foram inúmeras atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos, redes, centrais telefônicas e sistemas digitais, sempre com segurança e foco no desenvolvimento da tecnolo9gia nacional. Um verdadeiro núcleo de inteligência e desenvolvimento tecnológico. Foram diversas as inovações aos brasileiros, ao longo de décadas. E continua sua trajetória em voo solo desde 1998.
Em 2010, a Telebras retomou suas atividades como operadora de economia mista, e com a nobre missão de garantir soluções de telecomunicações seguras e com qualidade para a Administração Pública Federal, para o desenvolvimento nacional e a implantação do Plano Nacional de Banda Larga, para redução das desigualdades sociais.
Nossa empresa nunca parou de crescer e hoje se destaca com soluções em conectividade segura para a Administração Pública Federal e na inclusão digital e social de pessoas em escolas públicas, unidades de saúde e segurança pública, comunidades indígenas e quilombolas, e muitas outras áreas, sempre por meio de políticas públicas.
São milhões de brasileiros, de cada canto do país, que estavam desconectados e passaram a conhecer a verdadeira cidadania com a libertação da exclusão digital.
Ela faz isso por meio de uma rede óptica de alta resiliência de mais de 29 mil quilômetros e da cobertura em todo o território nacional do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, cujo papel é essencial para a universalização da banda larga no Brasil e para suporte às comunicações das Forças Armadas brasileiras.
E por falar em satélite, foi em 2017 que a Telebras deu seu grande salto tecnológico com o lançamento do SGDC, elevando a segurança para a comunicação da Administração Pública Federal e permitindo a oferta de acesso à internet, via satélite, para áreas vulneráveis de todo o Brasil.
Ao longo desses novos anos de trabalho, a Telebras tem mostrado que continua determinada em levar soluções para melhorar a vida dos brasileiros. Podemos destacar a participação imprescindível da Telebras na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014, levando conexão de alta qualidade para transmissão televisiva dos jogos para todo o Brasil e o mundo.
A participação na Operação Acolhida, em atendimento aos venezuelanos em Roraima, no rompimento da barragem em Brumadinho, na enxurrada que devastou a cidade de Petrópolis, e o programa Wi-Fi Brasil, que atua diretamente em políticas públicas do Governo Federal na promoção da inclusão social pelo acesso ao mundo digital em qualquer parte do território nacional. Até o final deste ano, serão 25 mil escolas públicas conectadas.
A história de uma grande empresa é a história de grandes pessoas. Pessoas que fizeram a diferença no passado, pessoas que fazem a diferença agora e pessoas que farão a diferença no futuro.
Fonte: https://www.telebras.com.br/50anos/
Marcador: Eventos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário