quinta-feira, 27 de abril de 2023
CT Nº 262 - CÍRIO DE NAZARÉ
O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre na capital Belém, no estado brasileiro do Pará. Obtendo também outras representações significativas na Região Norte como em Macapá[1], Rio Branco[2] e Manaus[3], e em diversas outras partes do Brasil. Em outras regiões, devido a migração de paraenses, acabaram criando procissões para sentirem-se próximos de Belém, por meio do ato de Fé.
Celebrado anualmente desde 1793, no segundo domingo de outubro, reunindo cerca de dois milhões de pessoas em todas as romarias e procissões. Uma devoção religiosa, herdada dos colonizadores portugueses - em Portugal é celebrado no dia 8 de setembro na vila de Nazaré.[4] No Brasil, no início, era uma romaria vespertina e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada pela manhã.
O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará[4] e, até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo D. Antônio de Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Justino Ferreira Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.
O Círio é a maior manifestação católica do Brasil - e um dos maiores eventos do mundo - reunindo mais de dois milhões de pessoas em uma só manhã.[5][6] Sendo, em 2004, reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.[7][8][9]
Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Marcador: Eventos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário