segunda-feira, 31 de outubro de 2022

CT Nº 207 – TIRADENTES – MG


Tiradentes localiza-se a uma latitude 21º06'37" sul e a uma longitude 44º10'41" oeste, estando a uma altitude de 927 metros. Sua população estimada em 2019 foi de 7.981 habitantes. Possui uma área de 83,047 km². O acesso à sede do município é feito pela rodovia AMG-0450, a partir do entroncamento com a BR-265, ou então pela rodovia AMG-0430, a partir do entroncamento com a BR-383.[13]
Para quem vem da cidade vizinha de São João del-Rei, o acesso ao município também pode ser feito pela Estrada Real (também conhecida como Caminho Velho) ou por uma ferrovia, a Estrada de Ferro Oeste de Minas, onde são operadas as tradicionais locomotivas a vapor (conhecidas como Marias fumaças), embora de modo turístico. Durante o trajeto, é possível observar uma belíssima vista ao fundo da Serra de São José em meio as paisagens bucólicas e rurais locais
Suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio", e "Vila de São José do Rio das Mortes"[8] e cidade de São José del-Rei. O nome São José resulta de homenagens ao então príncipe de Portugal, D. José I. A vila de São José resultou do desmembramento da vila de São João del-Rei em 1718. As lavras de São José del-Rei foram descobertas por João de Siqueira Afonso, em 1702, nos primórdios do século XVIII.
Ao ser proclamada a República, o governo republicano precisava de um herói que, segundo os novos governantes, representava esses ideais. A escolha caiu sobre o alferes Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), que além de tudo combateu um governo monárquico. Dessa feita, foi mudado o nome da cidade para Tiradentes.
A cidade tornou-se um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil, por isso voltou a ter importância, agora turística, na metade do século XX, foi proclamada patrimônio histórico nacional tendo suas casas, lampiões, igrejas, monumentos e demais partes recuperadas.
Série: Centros Históricos
Marcador: Municípios Brasileiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário