terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

CT Nº 130 – CATTLEYA GUTTATA


As orquídeas pintalgadas exercem um incrível fascínio sobre os colecionadores desta família botânica, graças aos interessantes padrões no melhor estilo animal print que suas pétalas e sépalas são capazes de exibir. Não por acaso, estas orquídeas acabam associadas a termos relacionados aos grandes felinos, como tigres, onças e leopardos. A espécie botânica Cattleya guttata traz um belíssimo exemplo desta estampa de leopardo, que mescla tons de caramelo, bronze e cobre, contrastando com um esfuziante labelo pink.
Além da orquídea Cattleya guttata, também produzem flores com estampas que lembram a pele de um leopardo as espécies Cattleya schilleriana e Cattleya aclandiae, já apresentadas, aqui no blog. São todas orquídeas exclusivamente brasileiras, endêmicas de estados específicos. No caso da Cattleya guttata, sua ocorrência se dá nativamente nas regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil.

Não por acaso, existe uma belíssima variedade desta espécie, denominada Cattleya guttata leopardina, com pétalas e sépalas intensamente cobertas por pintas em tons bronzeados, acobreados, que lembram o animal print encontrado na pelagem dos leopardos.
Também não é uma coincidência o fato de esta variedade de Cattleya guttata ser constantemente confundida com outra espécie que tem nome de felino, a orquídea Cattleya tigrina, igualmente pintalgada, com o labelo pink. Tecnicamente, estas manchas consistem na deposição de um pigmento na coloração púrpura sobre um fundo amarelo, levemente esverdeado, que resulta no efeito ótico de pintas amarronzadas, em tons de caramelo ou bronze.
No meio desta confusão, ainda existe a Cattleya leopoldii, assim batizada em homenagem ao rei Leopoldo I, da Bélgica. Durante muitos anos, esta espécie foi considerada uma variedade da Cattleya guttata. De fato, são plantas bastante parecidas, com florações exuberantes, pintalgadas, muitas delas exibindo padrões que nos remetem à pelagem de um leopardo. Em todos os casos, a forma tipo destas orquídeas sempre apresenta o labelo pink, mas esta estrutura pode exibir uma coloração branca (alba) ou azulada (caerulea), dependendo da variedade em questão.
Fonte: https://www.orquideasnoape.com.br
Série: ORQUÍDEAS
Marcador: Flores
Dois cartões

Nenhum comentário:

Postar um comentário