terça-feira, 1 de março de 2022
CT Nº 140 – PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES-MT
O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 12 de abril de 1989 pelo Decreto Lei 97.656. Com 32.630 ha, protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. O Parque Nacional está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso. É uma área natural do Cerrado brasileiro, segundo maior bioma do país e que abriga grande parte das nascentes dos grandes rios brasileiros (Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco).
No interior do parque nacional estão localizadas algumas nascentes de rios formadores do Pantanal, em especial os córregos e rios da bacia do rio Coxipó, que contribui para grande parte do abastecimento humano de água para a população de Cuiabá.
O parque nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além desta diversidade de espécies, o parque protege 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. Por este motivo se diz que Chapada dos Guimarães já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos.
A paisagem mais conhecida do parque nacional é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó (neste local chamado de Coxipozinho ou Coxipó-Mirim). O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras (que inclui a Casa de Pedra) são outros locais conhecidos.
Consulte maiores informações sobre regras de visitação nestes locais nas páginas oficiais do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
O Parque está aberto à visitação TODOS OS DIAS (inclusive finais de semana e feriados). Veja abaixo os procedimentos e horários de entrada em cada atrativo.
Fonte: https://www.icmbio.gov.br
Série: Parques Nacionais
Marcador: Natureza
Três Cartões
CT Nº 138 – PONTE METÁLICA
Originalmente destinada ao embarque e desembarque de passageiros e mercadorias vindas do exterior,
a chama Ponte dos Ingleses, é hoje, após restaurada, um point turístico muito procurado da capital cearense.
Marcador: Logradouro
CT Nº 136 – PRAÇA GENERAL TIBÚRCIO
Situada na região central de Fortaleza, popularmente conhecida como Praça dos Leões
é uma praça de grande tradições históricas, já abrigou o Palácio do Governo.
Marcador: Logradouro
CT Nº 135 – GRUTA DE UBAJARA – CE
O Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, localizado nos municipios de Ubajara,Tianguá e Frecheirinha, está aberto à visitação, onde dispõe de alguns atrativos tais como: trilhas, mirantes, grutas e cachoeiras. Se encontra instalado no interior do Parque, um Teleférico (bondinho), o qual é administrado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo - SETUR, e que está parado aguardando o processo de modernização.
O Teleférico (bondinho) fica suspenso em cabos de aço, onde faz um trajeto de 550 metros, entre a Estação Superior e Inferior. O bondinho é utilizado pelos visitantes que pretendem visitar a Gruta de Ubajara, única aberta à visitação, ou até mesmo, para aqueles visitantes que pretendem, somente fazer o passeio no bondinho, apreciando as belezas naturais que o Parque propicia. O teleférico é utilizado, também, pelos moradores da Distrito de Araticum, municipio de Ubajara, os quais utilizam como meio de transporte.
Fonte: https://www.icmbio.gov.br
Serie:Ceará
Marcador:Paisagens Cearenses
Três Cartões
CT Nº 134 – CAPELA DE SANTA RITA – REDENÇÃO-CE
Capela filiada à Matriz de Redenção, construída pelo Padreu Luis de Carvalho Rocha.
Inaugurada em 29 de dezembro de 1917.
A festa de Santa Rita é lembrada na 2ª quinzena de setembro.
Marcador: Edificações
CT Nº 133 – OBRAS DO PORTO DO CEARÁ
DESEMBARQUE DE S.A.SNR.CONDE D’EU NO QUEBRAMAR EM CONSTRUÇÃO
Fortaleza, CE, 22 junho de 1889.
Coleção D.Teresa Cristina Maria.
Acervo fotográfico da Fundação Biblioteca Nacional
Série: Fotografia Brasileira Século XIX
Marcador: Logradouro
CT Nº 132 – PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA RS/SC
Cambará do Sul/Praia Grande
O Parque Nacional de Aparados da Serra é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada na serra Geral, encampando os desfiladeiros na divisa natural entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Fonte: https://www.google.com
Série: Parques Nacionais
Marcador: Natureza
CT Nº 131 – PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS
Alto Paraíso de Goiás e Cavalcanti
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás, no centro do Brasil. É conhecido pelos deslumbrantes desfiladeiros e formações de cristais de quartzo. O rio Preto tem piscinas rochosas e quedas de água, algumas delas com mais de 100 metros de altura. O parque de biodiversidade alberga várias espécies de orquídeas e de vida selvagem, incluindo tatus, jaguares e tucanos. O acesso ao parque faz-se através das cidades vizinhas do Alto Paraíso de Goiás ou de São Jorge.
Fonte: https://www.google.com
Série: Parques Nacionais
Marcador: Natureza
Dois cartões
Assinar:
Postagens (Atom)