quarta-feira, 21 de abril de 2021

CT Nº 060 - MUSEU HISTÓRICO NACIONAL – VISTA PARCIAL


A CASA DO TREM, CONSTRUÍDA NO SÉCULO XVIII,
ABRIGA HOJE PARTE DO MUSEU HISTÓRICO NACIONAL
Rio de Janeiro – RJ
Série: Museus

CT Nº 059 - MUSEU NACIONAL/UFRJ


Quinta da Boa Vista – Rio de Janeiro
Antiga residência da Família Imperial, abrigando desde 1892, o Museu Nacional.
Série: Museus

CT Nº 058 - ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO-ACERVO


Rua do Passeio – Rua contígua ao Passeio Público, um dos mais antigos parques da Cidade, inaugurado no final do século XVIII.
Série: Bondes
Dois Cartões

CT Nº 057 - MUSEU CASTRO MAYA


A GRANDE CIDADE - Tela em óleo/ Autor Antonio Bandeira
Os Museus Castro Maya são dois museus brasileiros localizados na cidade do Rio de Janeiro – o Museu do Açude, no Alto da Boa Vista, junto à Floresta da Tijuca, e o Museu da Chácara do Céu, no bairro de Santa Teresa. São museus públicos federais, subordinados ao Instituto Brasileiro de Museus,[1] e têm por objetivo preservar, pesquisar e divulgar a coleção de arte do empresário brasileiro Raymundo Ottoni de Castro Maya.
Os Museus Castro Maya são sucessores da Fundação Raymundo Ottoni de Castro Maya, organização privada sem fins lucrativos criada em 1963 por Castro Maya para perpetuar sua coleção e promover atividades culturais. Em 1983, ameaçada por uma séria crise financeira, a fundação foi extinta, e todos os seus bens foram incorporados ao patrimônio da União, visando assegurar a integridade da coleção.[2]
Os Museus Castro Maya conservam um acervo amplo e diversificado, composto por mais de 22.000 peças, a maior parte adquirida por Castro Maya entre as décadas de 1920 e 1960, e outras herdadas de seu pai, amealhadas desde o fim do século XIX. O acervo contempla amplos conjuntos de arte brasileira e brasiliana, do século XVI em diante (destacando-se as maiores coleções públicas de obras de Jean-Baptiste Debret e Cândido Portinari), arte européia dos séculos XIX e XX (incluindo um vasto núcleo de azulejaria e louça do Porto), artes aplicadas e arte oriental, além da biblioteca.[3] Os museus mantêm agendas fixas de atividades culturais e educativas e contam com a participação da sociedade civil por meio de uma associação de amigos.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/
Série: Museus
Dois cartões

CT Nº 056 - MUSEU IMPERIAL DE PETRÓPOLIS


GABINETE DE TRABALHO DO IMPERADOR
Mesa em jacarandá com apliques de bronze dourado
Série: Museus